Moveset – Ferrothorn

Boas pessoas deste mundo e arredores! (Primeiramente, bom dia da criança! Ah, as memórias de pokémon começam a fluir. Agora sim, para o post) A equipa com que eu ganho mais é uma focada em dano adicional (estados alimentares, hazzards de campo, etc) e o Ferrothorn é uma grande peça nessa equipa. Então, hoje trago o moveset dele.

Óciolise

Ferrothorn (M) @ Rocky Helmet
Ability: Iron Barbs
EVs: 252 HP / 128 Def / 128 SpD
Impish Nature
– Leech Seed
– Protect
– Power Whip / Gyro Ball / Poison Jab / Seed Bomb / Shadow Claw
– Stealth Rock

Prieiramente, boa sorte a tentar descobrir o significado deste título. Afinal sempre se aprende qualquer coisa com o Camões. Depois junta-se biologia e dá nisto.

Agora para o moveset. Como disse no ínicio, é suposto o Ferrothorn ir tirando vida através de métodos indiretos. Leech seed faz com que no final de cada turno o adversário perca vida e o usuário receba 1/8 dela. Este movimento não funciona cotra tipo .

Como o Ferrothorn tem counters tanto físicos como especiais pus os EVs do hp a 252.

Protect serve para ganhar um turno a recuperar vida ou para verificar se o inimigo tem ataques super-efetivos.

Stealth Rock faz com que os inimigos percam vida ao entrarem no campo. A quantidade de vida que perdem depende dafraqueza ou resistência ao tipo . Uma vez que o Charizard é o maior perigo para o Ferrothorn (tendo em conta que este é frequentemente usado, está em vantagem por ser de tipo  e tem um bom SpAttack), Stealth Rock é o counter perfeito, uma vez que o zard tem 4x de fraqueza para tipo .

Para o quarto ataque temos uma escolha bem variada. Qualquer um dos ataques propostos serve, o Ferrothorn não é esquesito. Power Whip é o meu eleito, mas como há quem não goste de arriscar com um movimento com pouca accuracy escolhi o Seed Bomb para compensar (ambos são de tipo  logo dão STAB – Same Type Attack Bonus). Gyro Ball é bom porque para além de dar STAB por ser de tipo  ainda tem um imenso poder visto que o Ferrothorn é lento e o ataque tem tanto mais Power quanto mais lento que o alvo o usuário for. Poison Jab está lá para quem quiser aumentar o dano indireto com 30% de chances de intoxicar o adversário. Por último, Shadow Claw é o movimento a ussar caso queiras ter a teu favor uma maior chance de efectuar um Critical Hit.

Como o Ferrothorn tem counters tanto físicos como especiais pus os EVs do hp a 252 mas também fica bom com 252 antes na Def para ele levar os danos físicos na boa enquanto que o adversario chola mais.

A habilidade Iron Barbs é a minha favorita e é extremamente útil neste moveset. Por cada dano físico que o Ferrothorn leva, o adversário sofre dano equivalente a 1/8 do seu Hp máximo (que é uma quantidade de vida considerável).

O item Rocky Helmet é a cereja no topo do bolo! Sempre que penso no quão bem o dano indireto neste moveset funciona até me arrepio. Este item faz com que por cada ataque físico que façam ao Ferrothorn, o atacante perde 1/6 do seu Hp máximo (igual à habilidade mas mais eficaz).

Devo dizer que de todos os meus movesets, acho que este é o melhor até agora. Aconselho a sua usagem numa equipa focada no estado alimentar Badly Poisoned. Para isto pode-se usar movimemtos como ToxicToxic SpikesBaneful Bunker. Clica aqui para veres uma replay minha no showdown para exemplificar esta técnica onde ganhei 6-0 sem atacar.

E é só. Espero que vos seja tão útil quanto é para mim! 😉

Comentar