Parabéns Pokémon!


Boas Pessoal! Hoje, dia 27/02/2017, a nossa franquia preferida faz 21 anos! Parabéns Pokémon.

Para celebrar esta data, venho relembrar um pouco a história de Pokémon.

Pokémon foi lançado, pela primeira vez, a 27 de Fevereiro de 2016, no Japão, com as versões Pokémon Red & Green ( a versão Green não chegou a sair no Ocidende, apenas a versão Blue). No entanto, a sua história, remonta a 6 anos atrás, quando Satoshi Tajiri, criador de Pokémon, viu duas crianças a usar o Link Cable em dois Gameboys. Isso deu-lhe a ideia de existirem “monstrinhos” a andarem de Gameboy em Gameboy através desse cabo. Ao pensar nisso, pensou também em poder dar às crianças mais modernas, a possibilidade de terem uma experiência semelhante à que ele teve na sua infância, ao “capturar” insetos.

Propôs esta ideia à Nintendo que, apesar de esta não ter entendido muito bem o conceito do jogo, cedeu-lhe um fundo inicial e alguma arte “conceptual” da Creatures Inc. Para além disso, recebeu a ajuda de Shigeru Miyamoto que, ao longo do desenvolvimento destes jogos, se tornou num mentor de Satoshi Tajiri. No dia 27 de Fevereiro de 1996 foram finalmente lançados os jogos da Primeira Geração de Pokémon que, se tornaram não só no jogo mais vendido para o Gameboy ( excluíndo os jogos que vinham em Bundles) e o RPG mais vendido de sempre.

Em Novembro de 1996, foi lançado o primeiro volume do Mangá de Pokémon que se particulariza por ser um Mangá de Comédia.

No dia 1 de Abril de 1997, após o grande sucesso que os jogos representaram, Pokémon recebeu uma adaptação de anime, que conta o percurso de Satoshi (Ash nas versões Ocidentais) em busca de ser um mestre Pokémon. Atualmente, o anime conta com 20 filmes  e mais de 900 episódios.

Com o sucesso de Pokémon Red & Green no Gameboy e o destaque para Pikachu no Anime, a 12 de Setembro de 1998, foi lançada a versão Pokémon Yellow que, apesar de semelhanças com as versões originais, esta segue um bocado a história do Anime.

A 28 de Setembro de 1998, Pokémon Red & Blue começam a espalhar-se pelo Ocidente, concretizando assim o grande sucesso mundial que vemos hoje.

Com este enorme sucesso, foi assim lançada a Segunda Geração de Pokémon, com os jogos Pokémon Gold & Silver. Originalmente planeados para finais de 1997, anunciado para Março de 1998, estes foram lançados a 21 de Novembro de 1999. Estes jogos introduziram 100 novas espécies, uma nova região, Johto e muitas mecânicas atualmente famosas, como o Breeding e os Pokémon Shiny. Chegaram aos EUA a 15 de Outubro de 2000 e à Europa a 6 de Abril de 2001.

Estava previsto que estes jogos fossem o fim de Pokémon. Tsunekazu Ishihara, atual CEO da Pokémon Company (Produtor do jogo, naquela altura), numa entrevista, afirmou que estes seriam o último projeto de Pokémon e, por isso, investiram muito em merchandising e no TCG para assegurar o sucesso dos derradeiros jogos de Pokémon.

Um ano depois, foi lançada a versão Pokémon Crystal que, para além de corrigir pequenos problemas de Gold & Silver, introduziu algumas mecânicas novas, a destacar, a possibilidade de se jogar como rapariga.

Ao longo dos anos, Pokémon foi recebendo alguns Spin-Offs, como Pokémon Stadium, Pokémon Snap, Pokémon Pinball, entre outros. Para além disso, Pikachu e Jigglypuff entraram como personagens de Super Smash Bros, tendo depois recebido a companhia de Pichu e Mewtwo em Super Smash Bros Melee.

No terceiro aniversário de Pokémon Gold & Silver, foram lançadas as versões Pokémopn Ruby & Sapphire, para o Gameboy Advance. Estes voltaram a introduzir uma nova região, Hoenn, 135 novas espécies, e mais algumas mecânicas novas, a destacar as Habilidades e as Double Battles. Estes foram o 2º e o 3º jogos, correspondentemente, mais vendidos para o Gameboy Advance, tendo sido apenas superados pelo seu Remake, Pokémon Emerald.

No entanto, antes de Emerald, foram lançadas as versões Pokémon Fire Red & Leaf Green, no dia 29 de Janeiro de 2004.  Estes são os Remakes de Pokémon Red & Green que, para além de trazer de volta a história original de Pokémon, junta-a com as novas funcionalidades e mecânicas até à data. No entanto, e para manter o espírito antigo, não era possível evoluir Pokémon como Golbat para evoluções que receberam em Gold & Silver até obter a National Dex, nem trocar com Ruby & Sapphire & Emerald até serem cumpridos certos requisitos.

No mesmo ano que Fire Red & Leaf Green saíram, saiu também Pokémon Emerald, o terceiro jogo de Hoenn (16 de Setembro de 2004). Este criou uma junção das diferentes histórias de Ruby e Sapphire, dando-lhe, mesmo assim, um toque original.

Durante esta geração, foram ainda saíndo vários Spin-Offs, como Pokémon Mystery Dungeon Red/Blue Rescue Team ou Pokémon Ranger.

Com a chegada da Nintendo DS, chegou a vez de Pokémon deixar o Gameboy e partir para dois ecrãs. Saíram assim Pokémon Diamond & Pearl que, voltaram a introduzir uma nova região, Sinnoh e 107 novos Pokémon, contando assim com 493 espécies diferentes. Estes saíram a 28 de Setembro de 2006 e, a 27 de Dezembro de 2007, foram os primeiros jogos da DS a atigirem as 5 Milhões de Unidades vendidas. Introduziram ainda uma das maiores mecânicas que se mantém até aos jogos atuais, as trocas online, nomeadamente o GTS.

A suceder a Pokémon Diamond & Pearl, veio Pokémon Platinum, no dia 13 de Setembro de 2008. Este tem uma história similar a Diamond & Pearl, mas o grande destaque vai para Giratina. Este jogo ofereceu novas formas a Giratina, Rotom e Shaimyn. Segundo a revista Famitsu, este tornou-se no jogo vendido mais rapidamente da DS.

Quase um ano depois, mais precisamente um ano menos um dia (12 de Setembro de 2009), chegam Pokémon Heart Gold & Soul Silver que, à semelhança de Fire Red & Leaf Green, trazem de volta uma antiga história de Pokémon, neste caso, a de Gold & Silver. Este incluíu semelhanças com os jogos da 4ª Geração, mas também com Pokémon Yellow, na medida em que podes andar com os teus Pokémon atrás de ti.

Esta geração contou ainda com alguns Spin-Offs, como PokéPark Wii, Pokémon Ranger ( Shadows of Almia & Guardian of Signs) e Pokémon Mystery Dungeon Explorers of Darkness, Time & Sky.

Partindo agora para a 5ª Geração que começou com Pokémon Black & white, a 18 de Setembro de 2010. Este jogo pasas-se na região de Unova e introduziu 156 novos Pokémon, sendo que, até passares a história principal, apenas poderás capturar destes novos Pokémon. Estes foram ainda os primeiros jogos a incluir uma funcionalidade extra, fora do jogo, a Pokémon Global Link que te permite manter a par das novidades para estes jogos e manteres os teus dados lá. Introduziram ainda a mecânica de estações do ano.

Estes, a 23 de Junho de 2012, receberam uma sequela, Pokémon Black 2 & White 2, sendo estes as últimas versões da Quinta Geração. Estas versões introduziram novas formas de Pokémon, como as de Kyurem, e novas funcionalidades, como o Pokémon World Tournament, os PokéStar Studios ou o sistema de medalhas.

Chegam as versões Pokémon X&Y, que transformam o mundo Pokémon num Universo 3D. Foram também os primeiros e, até agora únicos jogos, com lançamento mundial, a 12 de Outubro de 2013. Foram também os primeiros a incluir todas as línguas em todas as versões, permitindo assim ao jogador escolher o respetivo idioma. Estas trouxeram 69 novos Pokémon, um novo tipo, o tipo , as Mega-Evoluções e o Super Training.Estes jogos são, até à data, os jogos mais vendidos da 3DS, com 16.06 milhões de unidades ( dados de 31 de Dezembro de 2016).

A 21 de Novembro de 2014 ( à exceção da Europa que foi a 28 de Novembro), saiem os Remakes de Hoenn, Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire. Como tem sido hábito, os remakes trazem sempre algo novo. Neste caso, foi uma PokéNav atualizada e a funcionalidade Soar in the Sky, para além de novas formas e Mega-Evoluções.

Nesta geração tivémos vários Spin-Offs, como Pokémon Rumble World ou Super Mystery Dungeon, mas o grande destaque vai para Pokémon Shuffle que tem recebido atualizações constantemente.

Chegamos agora à atual geração de Pokémon, com Pokémon Sun & Moon. Estes saíram no dia 18 de Novembro (23 de Novembro na Europa), tendo sido previamente anunciados, faz hoje um ano. Estes vieram revolucionar o universo Pokémon, na medida em que removeram o sistema tradicional da Pokémon League, para inserirem a Island Challenge com Trials e Grand Trials. Introduziram ainda novas mecânicas como os Z-Moves, as SOS Battles ou o Battle Royal. No entanto, creio que o grande destaque vai para as Alolan Forms, variantes de Pokémon de Kanto que, ao chegarem a Alola, tiveram de se adaptar a várias circunstâncias, mudando mesmo de tipo.

Apesar de chegarmos ao fim dos jogos da série principal, queria mencionar também o jogo que, durante 2016 foi rei nas aplicações mobile: Pokémon Go. Este meteu toda a gente a sair de casa para capturar Pokémon com o nosso smartphone. Este rapidamente se tornou um sucesso mundial, sendo jogado por quase todo o mundo. Este recebeu, recentemete, uma atualização para incluir Pokémon de Johto.

E pronto pessoal. Creio que consegui resumir, rapidamente, a história de Pokémon. Espero que tenham gostado. Fiquem bem!

Fonte: Este artigo foi escrito com base em informações do Serebii e da Bulbapedia

 

Comentar