Guia Para Breeding


Quem é que aqui ainda não ouviu falar de IVs? Ou de Pokémons Perfeitos? Ou ainda de Pokémons Top 5/6?

Pois é, quase toda a gente ouviu falar disso, mas será que sabes como criar um Pokémon Perfeito?

Aqui eu vou ensinar como o fazer, utilizando vários métodos.

Método 1: Só IVs

Passo 1:

Ok, como para checkar os IVs é preciso ter acesso à Kiloude City, primeiro precisas de vencer a Pokémon League e derrotares o AZ.

Precisas também de ir buscar o Destiny Knot ao Hotel de Cyllage City e comprar um Power Item que corresponda a um IV que o outro Pokémon que não tem Destiny Knot(Power Weight-HP; Power Bracer-Attack; Power Belt-Defense; Power Lens-Sp. Attack; Power Band-Sp. Defense; Power Anklet-Speed) (Os Power Items não são obrigatórios, mas a mim dá-me jeito para ter a certeza que o Pokémon tem aquele IV perfeito).

Além disso, ainda precisas de um Pokémon com as Habilidade Flame Body ou Magma Armor. Eu pessoalmente uso o Talonflame(Fletchinder) com Fly ou um Volcarona também com Fly.

Podes ainda ter o Hatching O-Power e um Oval Charm para ajudar.

Passo 2:

Ter amigos no Friend Safari com o Pokémon que queres.(Este passo não é obrigatório, mas é mais fácil, visto que no Friend Safari todos os Pokémons têm no mínimo 2 IVs Perfeitos)(Se não tiveres Amigos no Friend Safari com esse Pokémon, ou esse Pokémon desejado não possa ser obtido a partir do Friend Safari, passa para o Passo 4 B).

Passo 3:

Captura Pokémons da espécie que queres, dá-lhes um número de 1 a 15(sem repetir) e cria a seguinte tabela no Excel e completa-a com os dados.(Se quiseres pode simplesmente apontar os IVs no marking na seguinte sequência: HP(Círculo); Attack(Triângulo); Defense(Quadrado); Sp. Attack(Coração); Sp. Defense(Estrela); Speed(Losango)).

da

Passo 4 A:

Se capturaste os Pokémons como referido nos passos 2 e 3, seleciona o Pokémon Fêmea e o Macho com maior número de IVs perfeitos.

Passo 4 B:

Como não capturaste pelo Friend Safari, tens de ter o Pokémon que queres Breedar e um Ditto ou um da mesma Espécie do sexo diferente. Dás ao Pokémon com maior número de IVs perfeitos o Destiny Knot e ao outro o Power Item com um dos Ivs perfeitos correspondentes.

Passo 5:

Agora deixas os dois Pokémons referidos nos Passos 4 A e B, no Day Care Center, naquela casa que aparece depois da Ponte onde estava o dorminhoco do Snorlax. Pegas no Volcarona ou no Talonflame(Fletchinder) e começas a andar de um lado para o outro nessa mesma route, e cada vez que passares pelo Day Care Center, vê se o homenzinho que está cá fora, está virado para a cerca ou para a estrada. Se estiver a olhar para a cerca, quer dizer que ainda não tem nenhum ovo e, se estiver a olhar para a estrada, fala com ele para te dar o ovo. Faz isto até teres na Party o Volcarona(Talonflame; Fletchinder) e 5 ovos.

Passo 6:

Usa o Fly para Central Lumiose e começa a andar a à volta da Prism Tower. Em alguns sites ou vídeos diz para usares uma Moeda e prenderes o botão deslizante, mas isso pode danificar o botão deslizante. Podes, em vez disso, usar um papel dobrado que consiga fazer com que o Personagem ande sempre à volta da Prism Tower. À medida que os ovos vão eclodindo, dás-lhe um número para continuar a sequência(caso tenhas feito o passo 4 A) ou começa do 1 (caso tenhas feito o passo 4 B) e aponta logo o sexo e se é shiny no ficheiro do Excel.

Passo 7:

Quando os 5 ovos eclodirem usa para Kiloude City e entra no Pokémon Center.

Fala com o homenzinho de roxo que te irá dizer os Ivs Perfeitos e os que têm “valor” 0 nos IVs.

Primeiro ele diz os IVs Perfeitos sem nenhuma interrupção desde que começa, se entre dois Ivs houver outra frase ou ele disser algum outro IV depois de dizer o Speed, significa que esse é um IV com zero.

Se o Pokémon tiver todos os IVs perfeitos, ele irá dizer o seguinte:

“I see… I see…|This Pokémon has outstanding potential overall.|That’s how I judge it, anyway.|Incidentally, I Would say that its greatest potential lies in its HP.|But its Attack stat is good, too.|Hmm. And its Defense stat is good, too.|Although its Sp. Atk stat is equally good.|Its Sp. Def stat seems just as good, though.|And, well, its Speed stat is good, too.|Stats like those… They simply can’t be beat! That’s how I judge it.

Caso ele tenha 5IVs perfeitos e o IV de Speed em valor de 0 ele irá dizer o seguinte:

“I see… I see…|This Pokémon has outstanding potential overall.|That’s how I judge it, anyway.|Incidentally, I Would say that its greatest potential lies in its HP.|But its Attack stat is good, too.|Hmm. And its Defense stat is good, too.|Although its Sp. Atk stat is equally good.|Its Sp. Def stat seems just as good, though.|Stats like those … They simply can’t be beat! That’s how I judge it.| But you won’t get anywhere fast with this low of a Speed stat …”
O que temos aqui a sublinhado é a frase que ele diz no fim, caso ele não tenha IVs com valor de zero, ou serve também para separar os IVs perfeitos dos IVs que têm o valor em 0.

Caso nenhum dos Pokémons recém-nascidos tenha 6 Ivs Perfeitos, deposita-os e regressa ao Passo 5, excepto se algum dos Pokémons recém-nascidos tenha mais IVs que o pai do sexo correspondente. Nesse caso substitua-o no Day-Care-Man. E aí sim, regressa ao Passo 5.

Lembra-te que todos os Métodos são demorados e tão depressa podes fazer um Pokémon com os 6IVs Perfeitos em 4 tentativas ou em 170, basta apenas sorte.

Método 2: Só Natures

Passo 1:

Existem ao todo 25 Natures, e cada uma aumenta um Stat em 10% e diminui o outo também em 10%, exceptuando 5 Natures que são as Natures neutras.

Para obter um Pokémon com a Nature desejada, basta ter um Pokémon com a Nature desejada e outro da mesma espécie ou um Ditto.

Passo 2:

Agora precisas de arranjar uma Everstone em Geosenge Town. Quando a tenhas dá-lha ao Pokémon que tem a Nature desejada e mete os dois Pokémons referidos anteriormente, o que tem a Everstone  o outro no Day Care Center, e depois faz o que referi no Passo 5 do Guia de Apenas IVs. Aqui, neste caso, basta apenas um Ovo pois sai sempre com a mesma Nature.

Podes misturar estes dois Guias para fazer um Pokémon com 6 IVs perfeitos e com a Nature desejada mas, neste caso,  já não podes usar os Power Items e o Pokémon com a Nature desejada é que tem de levar a Everstone e o outro leva o Destiny Knot.

Método 3: Apenas Egg Moves

Quantas vezes já viste um Charizard com Outrage? E com Dragon Dance?

Muitas, não é? Mas se formos a ver bem, à medida que ele passa de nível, ele não aprende esses ataques, mas também não é um Pokémon Hackeado. A isso chama-se um Egg Move.

Como obter um Pokémon com Egg Moves:

Passo 1:

Arranja um Pokémon fêmea da espécie que desejas (o Pokémon que sai do ovo é sempre da Espécie da fêmea) que tenha  Egg Move e um Macho do mesmo Egg Group que tenha os Egg Moves que desejas que o Pokémon que saia do ovo tenha.

Por exemplo:

Queres um Chariard com o Egg Move Outrage? Então, tens que arranjar um Charizard fêmea e um Pokémon de um dos mesmos Egg Groups(Monster ou Dragon) que tenha o movimento Outrage e que seja macho. Ou seja, podes arranjar um Charizard fêmea e um Dragonite macho com o move Outrage.

Passo 2:

Quando os puseres no Day Care Center, faz o Passo 5 do Guia de Apenas IVs, mas basta apenas um Ovo pois irá sair sempre com esse move, excepto se o Charizard e o Dragonite, tiverem ao todo mais de 4 Egg Moves do Charizard. Depois, como o Charmander já tem o Outrage, caso faças Breed com esse Charmander e com um Ditto já irá passar o Outrage.

Podes misturar este Guia com os dois anteriores, desde que um deles tenha a Nature desejada ,o outro tenha bons IVs e que um deles tenha o Egg Move.

Método 4: Como eu faço

Passo 1:

Arranjar o Destiny Knot, Everstone e um Ditto shiny 6 IVs (Não precisa de ser Shiny, mas é mais como um amuleto da sorte para mim, xd), de preferência Japonês ou Koreano.

Passo 2:

Escolher o Pokémon que queres Breedar e ver se queres que ele tenha algum Egg Move. Caso queiras Egg Moves, verifica se o Pokémon que queres é do Egg Group do Smeargle(Field). Se for, procura Pokémons que tenham os Egg Moves que queres passar, e ensina-os ao Smeargle.(Lembra-te que o Pokémon que queres breedar tem de ser fêmea e o Smearggle tem de ser Macho)

Passo 3:

Então, agora decide a Natureza que desejas que o teu Pokémon irá ter.

Já decidiste? Então agora vê se tens o Pokémon que queres Breedar  com a Nature que queres, ou então, um Pokémon macho do mesmo Egg Group e com a Nature desejada(Neste caso terás de ter um Pokémon Fêmea da espécie desejada).

Passo 4:

Agora coloca os dois Pokémons no Day Care Center, mas antes não te esqueças de colocar a Everstone no Pokémon que tem a Nature que desejas e começas a andar de modo a obteres 5 ovos. Quando os tiveres, coloca o Volcarona, o Talonflame ou o Fletchinder na frente da tua Party.

Passo 5:

Voa para Central Lumiose e anda à volta da Prism Tower. Não precisas de dar nome aos Pokémons recém-nascidos. Agora verifica a Nature deles e se algum deles é fêmea.

Passo 6:

Caso não nasça nenhuma fêmea, regressa aos Passo 4 e 5 até sair um Pokémon Fêmea com a Nature desejada.

Passo 7A:

Caso não estejas a usar o Smeargle para passar os Egg Moves, passa para o Passo 7B.

Coloca a Everstone no Pokémon Fêmea que tem a Nature correcta e mete-o juntamente com o Smeargle macho que tem os Egg Moves que desejas ter no Pokémon Final, no Day Care Center, e espera até teres 5 Ovos. (Não te esqueças de manter o Volcarona, Talonflame ou Fletchinder na frente da tua Party).

Passo 8A:

Agora voa de novo para Central Lumiose e anda à volta da Prism Tower até eclodirem os 5 ovos(não precisas de dar nomes aos recém-nascidos).

Passo 9A:

Vai a Kiloude City ao Homem que te diz os IVs e verifica qual é o que tem maior número de IVs Perfeitos. Guarda à parte, o que tem maior número de IVs Perfeitos.

Passo 9B:

Muito bem, tens de arranjar os Pokémons Machos com os Egg Moves que desejas que o teu Pokémon Final tenha. Metes o teu Pokémon Fêmea com a Nature certa com Everstone e o Pokémon Macho com os Egg Moves no Day Care Center e esperas até teres 5 ovos.

Passo 10:

Agora voa de novo para Central Lumiose e anda à volta da Prism Tower até eclodirem os 5 ovos(não precisas de dar nomes aos recém-nascidos).

Passo 11:

Verifica se os Egg Moves passaram para o Pokémon desejado e verifica se tens algum Fêmea com a Nature certa(caso tenha posto a Everstone, a Nature passa sempre). Se não tiveres um Fêmea volta ao Passo 7B, e caso faltem alguns Egg Moves, substitui o Pokémon Fêmea com a Nature certa no Day Care Center, por aquele que além disso já tem alguns Egg Moves, e substituis o Macho pelo outro Macho que tenha os Egg Moves que faltam e fazes de novo o Passo 7B.

Passo 12:

Agora que tens o teu Pokémon desejado com a Nature certa e com os Egg Moves desejados, só falta mesmo terem os 6 IVs Perfeitos. Para isso precisas de dar o Destiny Knot ao Ditto 6 IVs Shiny Japonês ou Koreano que referi anteriormente e a Everstone ao Pokémon desejado que já tem a Nature e os Egg Moves certos(Caso este já tenha 5IVs Perfeitos, salta os Passos 13 e 14). Coloca-os no Day Care Center e espera até teres os 5 ovos.

Passo 13:

Agora voa de novo para Central Lumiose e anda à volta da Prism Tower até eclodirem os 5 ovos(não precisas de dar nomes aos recém-nascidos).

Passo 14:

Quando os Ovos eclodirem, não necessitas de lhes dares nomes e voa para Kiloude City para verificar os IVs. Caso ele tenha 6 IVs (é preciso muita sorte para sair logo tão rápido) o Guia acaba aqui, se não continua a ler. Caso nenhum deles tenha 5IVs Perfeitos, volta ao Day Care Center, obtém os 5 Ovos e volta ao Passo 12. Faz isto até teres um Pokémon com 5 IVs Perfeitos.

Passo 15:

Substitui o Pokémon que tens no Day Care Man pelo Pokémon que tem 5 Ivs (não te esqueças de lhe colocar a Everstone). E agora arranja  5 Ovos.

Passo 16:

Agora, no teu Computador cria um ficheiro no Excel com a seguinte tabela:

Sezm Título

Clica na imagem para ficar mais nítida. Os dados inseridos são apenas exemplos.

Passo 17:

Agora voa de novo para Central Lumiose e anda à volta da Prism Tower e à medida que os ovos eclodirem, dá-lhes um número em vez do nome, e aponta logo o sexo, a Nature (que será sempre igual) e os Egg Moves(também serão sempre os mesmos).

Passo 18:

Quando eclodirem os 5 Ovos, voa para Kiloude City e verifica os Ivs. À medida que ele os vai dizendo, aponta no documento Excel com a seguinte legenda:

31- IVs que ele diz que são Perfeitos;
X- IVs que ele não fala;
0- IVs que ele fala no fim, depois daquela frase que sublinhei no Guia de apenas IVs.

Caso um deles tenha 6 IVs Perfeitos, Parabéns.

Caso nenhum deles tenha 6IVs Perfeitos, volta ao Day Care Center a apanhar mais 5 Ovos e volta ao Passo 17, e quando fores a dar o nome ao Pokémon continua a sequência de números.

Faz isto até teres o Pokémon desejado com 6 IVs Perfeitos, Nature Certa e com Egg Moves.

Relembro que isto é um processo muito demorado e que tanto pode “demorar” 4 ovos como 170 ou até mais de 1000. Apenas precisas de sorte.

E é isto Pessoal, toca a Breedar Pokémons Perfeitos para o Competitivo.

Comentar